Buscar
  • Fabiana Dias

Tome um momento para respirar.

Me chamo Fabiana Dias, sou funcionária pública de profissão e instrutora de ioga por amor. Desde de 2012 comecei minha jornada estudando a Filosofia do Yoga e não parei mais. Me apaixonei quando descobri que minha missão era me doar para me unir a tantas pessoas que precisavam se conhecer. Quando falamos de yoga muitos pensam em religião e outros em exercícios físicos, mas na verdade yoga é a união de devoção, estudo, prática, cantos e meditação. Vou me ater nesse texto na meditação pois acho o mais interessante para abordarmos e o melhor serviço que posso entregar à humanidade nesse momento de tantas descobertas, reaprendizados e ressignificados.

Meditar é um processo de autoconhecimento onde eliminamos a ignorância ou o “não saber” que nos desequilibra e nos apreende. Nesse percurso de aprendizagem voltamos a nossa atenção primeiramente para nós mesmos, para os nossos pensamento e aprendemos a selecioná-los para atingirmos o objetivo final da meditação que é a dissolução dos nossos medos, do ego, das limitações mentais para reencontramos a nossa paz e o que é ilimitado e infinito na nossa consciência, a nossa verdadeira essência. Ela nos ajuda abandonar velhos padrões sem julgamentos e a pensar, sentir e experimentar o mundo de uma outra forma, mais leve e construtiva.

Estamos atualmente vivendo uma pandemia, onde o mundo inteiro está em crise, seja ela política ou social. E o que mais precisamos nesse cenário é aprender a ter controle e qualidade nos nossos pensamentos não nos contaminando com medos e incertezas alheias. Por isso venho apresentar a meditação como um alicerce para você se compreender e se aceitar, a controlar seus pensamentos e sua forma de agir com o mundo, se respeitando e amando o próximo. A meditação é uma técnica capaz de tirar as pessoas do estado de sofrimento. A palavra que descreve melhor essa técnica é a aceitação, pois estamos enfrentando um momento conturbado onde não há muito o que fazer; sem contar que a meditação reduz os hormônios ligados ao estresse.

Para obter os benefícios gerados por ela basta adotar uma rotina, pois não será de uma hora para outra que você conseguirá alcançar as vantagens que ela lhe proporciona. Dedicação e persistência serão fundamentais nesse processo. Comece com 3 minutos apenas, se sente de maneira confortável e feche seus olhos, observe a sua respiração, ao inspirar seu abdômen deverá se expandir e ao exalar seu umbigo deverá ir em direção às suas costas. Não aconselho que você se deite porque o objetivo não é que você durma e sim, relaxe conscientemente, por isso que nesse primeiro momento aconselho que você apenas observe a sua respiração. Ao decorrer dos dias, gradualmente vá aumentando esse tempo de meditação. Desejo a você uma boa experiência.

Namastê.




Fabiana Dias

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mudar