Buscar
  • Mariam Abed Ali

Rotina diária de cuidados com a pele em tempos de pandemia



Olá, Mezcla!

Hoje vamos de dicas para pele na região da face, que tem sofrido bastante com o cenário home office.

Aqui, o cuidado de dentro para fora não poderia ser diferente, já que nossa pele reflete o nosso interno. Se hidratar bastante, principalmente com água, fazer exercícios físicos e alimentar-se de maneira saudável, são fatores INDISPENSÁVEIS para o nosso externo ficar bem!

Algumas observações iniciais: não fazer os seguintes passos esfregando os produtos nos lábios, ingerindo a boca ou inserindo nas narinas, por exemplo, tudo bem passar por perto. Outra coisa importante e que vai ajudar a manter sua pele mais calminha é toda vez que for secar seu rosto, não esfregar a toalha como se estivesse arrastando a água, apenas “amasse” a toalha contra o rosto e assim ela vai secando. Apesar da minha pele mista, é bem sensível e por isso é algo que faço desde a época da faculdade, me ajudou bastante.

Agora, vem comigo no passo a passo:


1- Higienizar - É sempre bom com sabonete líquido para face. Passar uma água no rosto, colocar um pouco do produto nos dedos e fazer movimentos circulares evitando a região dos olhos. Após, lavar com água normal.


2- Esfoliar – O esfoliante tem alguns grânulos como se fossem grãos de areia, que auxiliam no processo de esfoliação da pele. Sendo assim, não é necessário friccionar o produto na pele com tanto esforço para não causar danos. Esse processo é importante para retirar impurezas mais profundas, limpeza e até diminuição dos poros dilatados obtendo efeito de uma pele mais limpa. Passar um pouco do produto nos dedos, depois no rosto fazendo movimentos circulares, investir um tempinho no nariz, evitando a região dos olhos. Retirar com gaze embebida em água ou água normal mesmo. Fazer esse passo até 2x alternando os dias na semana. No dia seguinte de ter feito, pule a fase.


3- Tonificar – Tem como função devolver o equilíbrio da nossa pele, é usado após o esfoliante ou até mesmo o sabonete nos dias alternados em que pulamos o passo 2. Espere alguns minutinhos e utilize um pedaço de algodão onde você vai colocar um pouco do tônico e passar na face com movimentos lineares e leves, evitando região dos olhos também. Aguarde um tempinho também e vá para o próximo passo.


4- Hidratação – Tão importante hidratar por fora quanto por dentro, mas reforço, não adianta usar uma tonelada de hidratante da melhor marca na pele, sem se preocupar com o que você ingere ou deixa de ingerir. Nesse passo, colocar um pouco do produto na ponta dos dedos e sem necessidade de esfregar o rosto, passar sempre do centro para fora e movimentos na direção que “levantem” a pele. Evite também a região dos olhos.


5- Protetor solar – Um FPS 30 está ótimo para proteger a nossa pele e que tenha fator de proteção UVA e UVB. Passar um pouco na ponta dos dedos também e sem precisar esfregar e sim espalhar, aplique na pele de maneira que cubra todo o rosto, sem passar demais na região inferior dos olhos. Evitar as pálpebras (região entre as sobrancelhas e cílios).



Esse é o passo a passo matinal. Noturno, repita o passo “1,3 e 4” porém, onde o 4 seja um hidratante preferencialmente para noite. Mas aqui vai mais uma sugestão, eu prefiro deixar a apele sem hidratante a noite e de vez em quando substituir esse passo e não o efeito do produto, utilizando uma vitamina C sem excessos. E agora, vou explicar a importância de escolher os produtos direcionados para o rosto.

Por que tantos produtos diferentes para cada região do corpo? Precisamos levar em consideração o PH, que é uma escala numérica onde nos dá referência da acides, neutralidade e basicidade da região, e nesse caso, utilizamos o resultado para termos e mantermos um norte de equilíbrio da região. Quando essa está desestabilizada, podemos observar mudança de textura, odor e aspecto dessa região. Um exemplo, sabonete íntimo tem um PH e o sabonete facial tem outro, assim como o creme hidratante corporal e o de face, justamente porque cada região tem seu PH a ser respeitado. Nessa variedade e falando da face, ainda temos que levar em consideração o tipo de pele como a mista, oleosa, seca etc., que fica para outro momento das nossas dicas onde você conseguirá identificar a sua. Caso tenha muitas dúvidas, mande uma mensagem para @bortocali que será um prazer te auxiliar.

Bom, agora que você já tem um pouco mais de informações sobre o porquê é importante o cuidado ao escolher os produtos, vou deixar algumas marcas de referência que eu gosto bastante e tem um custo-benefício bem bacana, além de serem facilmente achados em farmácias e drogarias.


#NIVEATÔNICO


#LAROCHEPOSAYFPS & GEL DE LIMPEZA , ótima compra para quem quiser testar o mini gel de limpeza e ver se gosta do produto


#NEUTROGENAESFOLIANTE


📍Importante saber identificar qual o seu tipo de pele para acertar na compra e uso dos produtos para tal finalidade. Caso tenha dúvidas, mande mensagem para @bortocali que será um prazer te ajudar!




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mudar