Viviane Lopes
Pós-natal e a prática de exercícios

✨Praticar exercícios após a gestação é tão importante quanto antes e durante a gravidez.
É importante ressaltar que você deve esperar entre 4 à 6 semanas após o parto (e mais de 6 semanas no caso de cesariana) para retomar qualquer atividade física e que seu médico lhe dê o sinal verde. Depois do parto, não significa que tudo voltará ao normal instantaneamente, pois os músculos ficaram mais fracos e os órgãos podem ter mudado de lugar.
➡Aqui estão alguns benefícios do exercício pós-natal:
Aumenta a energia
Alivia o estresse
Melhora a qualidade do sono
Fortalece os músculos enfraquecidos
Melhora a postura diminuindo as dores
Reduz a depressão pós-parto
Melhora a autoestima e o humor
Diminui a ansiedade
Aumenta o vínculo de amor entre mãe e bebê

➡Importante frisar que antes de iniciar qualquer treinamento de condicionamento físico, verifique com seu médico se você está apta. Se praticava um alto nível de condicionamento físico antes e durante a gravidez, pode começar a se exercitar mais cedo do que se estivesse em um nível de condicionamento físico baixo a moderado. No entanto, isso não significa que você pode ficar “entusiasmado” e começar a fazer burpees (flexão com salto) imediatamente. Certos exercícios como flexões e pliometria (é uma forma de exercício que busca a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão), devem ser evitados até que seu corpo esteja totalmente recuperado.
➡Incorporar seu bebê durante os exercícios é uma ótima maneira de entrar em forma e passar mais tempo com ele. Essa modalidade estabelece uma troca importantíssima entre mãe e bebê, através do toque. Certifique-se de que o corpo do bebê (em especial coluna e cabeça) esteja totalmente seguro.

➡Uma ótima maneira de se exercitar depois de ter filhos, são as aulas de ginástica específicas para o pós-parto. Essas aulas são excelentes para socializar, conhecer outras mães e bebês, compartilhar histórias e soluções, trocar experiências. As aulas de ginástica pós-natal também apresentam os bebês a outras pessoas, fazendo com que eles se adaptem melhor à creche e à pré-escola.

Está vendo amiga querida, quanta coisa boa você pode agregar na sua vida?