Buscar
  • Mariam Abed Ali

Jornada do autocuidado – Acolhimento ao próximo


✨Já abordei aqui sobre como é importante se acolher e como isso faz parte da base do #autocuidado. Todos nós passamos por processos e muitas vezes “esperamos” paciência dos outros com o nosso tempo, o nosso momento, as nossas fases. Já parou para pensar que o outro também precisa disso? Não é a troca na mesma moeda, mas a reciprocidade é muito bem-vinda em toda e qualquer relação humana.

➡As relações profundas são escassas e o que sobressai é o raso. Ninguém mais quer estender a mão para ninguém. Se aprofundar no outro é sentir-se fugindo de si. Isso quando os interesses são mais ligados para satisfazer a sua necessidade do que praticar a empatia e o cuidado ao tocar o mundo do outro. A realidade é que ninguém quer se perder de si mesmo ao ajudar o outro, mas esquece que o caminho de encontro ao seu interior pode ser enxergar o mundo alheio. Regar o jardim do vizinho é poder transbordar no teu.

➡Tem dia que você vai ter se doado mais, noutro, a pessoa que segura a sua mão conseguirá cobrir uma parte daquilo que você já ofereceu, numa situação diferente, com sentimentos diferentes, mas a mesma base: o cuidado mais puro e genuíno. Sem cobranças, sem exigências e sim com a recíproca naturalidade de uma relação em que inconscientemente, um preza pelo bem do outro.

➡Como acolher? Ouça, fale, converse, troquem palavras, enxergue o outro como ele é e não como você seria no lugar dele com as vivências que VOCÊ, e não ele, teve. As vezes não vai ser de primeira, mas a intenção sendo boa, em algumas conversas o entendimento chega e as coisas fluem. O ciclo é destravar os caminhos. Ninguém nasce e chega com a receita pronta. Cada pessoa tem as suas questões, as suas vivências e uma coisa que eu sempre aposto é: Você ouve o outro para compreender ou você ouve o outro para se distrair?

➡A palavra-chave para mim é disposição. Relação demanda tempo e energia. O quanto você está disposto? Por e para aqueles que tem importância na tua vida, vale cada minuto de qualidade que você puder oferecer. Tenha certeza <3

Aquele abraço e até a próxima quinta,


#mezclamulher #acolhimento

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mudar