Buscar
  • Mezcla Mulher

Empoderamento Feminino


Nem beleza é sinônimo de sucesso, nem felicidade vem com um príncipe encantado. Ainda existem muitos estereótipos de gênero e barreiras pendentes para serem desconstruídas. A caminhada só está começando, muitos passos precisam ser dados para tornar a igualdade de gênero uma realidade.

O primeiro tema que nós da Mezcla Mulher escolhemos falar é sobre o empoderamento feminino. Com certeza você já ouviu falar, pois muito tem se falado, seja nas redes sociais, noticiários, no mundo corporativo ou nas conversas informais do dia a dia. Mas, ainda assim, o tema gera dúvidas do que é, ou por onde começar.

Empoderamento é dar poder, valor às mulheres em uma sociedade.

Atualmente estamos vivenciando um número cada vez maior de mulheres que vem buscando ganhar mais autoridade, conhecimento, espaço e o objetivo do empoderamento é esse, que nós mulheres assumamos nossa importância, nossa responsabilidade social. Precisamos entender nosso valor e quão longe podemos chegar quando a nossa confiança e autoestima estão bem alicerçadas. Necessitamos perceber que somos capazes de fazer algo por nós e por um mundo melhor.

Infelizmente ainda vivemos em um mundo machista, onde homens ganham e o trabalho doméstico é desvalorizado. Essa é uma realidade que está um pouco longe de mudar, porém precisamos começar. Então que seja agora, que seja comigo e com você. Comece a se empoderar e também orientar os seus filhos com relação aos benefícios de uma sociedade igualitária. Somente assim deixaremos uma sociedade mais justa para as futuras gerações.

Listamos algumas dicas essenciais para entender nosso lugar no mundo e perceber que quando nos valorizamos primeiro, a mudança que isso causa é visível até para aqueles que convivem conosco diariamente. Comecemos do micro para o macro.


Arrisque -se. Saia da sua zona de conforto e enfrente seus medos. Não há outra forma de saber se aquele seu antigo sonho seria possível ou não se não for tentando. Faça algo por você! O importante é aprender a ter coragem e não ser perfeita, ok?!


Adversidade e contratempos. Ainda existem muitas barreiras para se ter a condição ideal para conquistar trabalho, independência financeira. Mas é preciso lutar com as armas que temos. Comece se conhecendo e sabendo seus pontos negativos e positivos. Pensar grande dá o mesmo trabalho que pensar pequeno. Por isso acredite na sua capacidade e não desanime no primeiro obstáculo.


Prioridades. Coloque seus sonhos também como prioridade. Para ser uma boa líder é importante se priorizar para assim poder melhor gestionar os demais. Mulheres que trabalham em casa são as que mais precisam aprender a se priorizar porque para cuidar de uma família é preciso ter uma boa saúde mental.


Acredite que é possível. Mesmo que você não alcance seu objetivo, vivenciar as dificuldades irá te deixar ainda mais forte e trará a experiência de ter tentado.


Conheça a si mesma. Uma mulher empoderada conhece a si mesma, sabe quem ela é e aonde quer chegar. Conhece suas limitações e sabe valorizar aquilo que tem de melhor. Mas, sabe reconhecer os dias que não são positivos, que não saem como o planejado, por isso uma cabeça aberta ajuda a ser flexível e mantém a direção de seguir adiante. Nada melhor que deixar a síndrome de mulher maravilha fora disso, não romantize seu cansaço.


Você é muito mais capaz do que pode imaginar! Seja você e vire tendência. Empodere-se!



35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mudar