Buscar
  • Natacha Oliveira

Conheça os benefícios da prática de Atenção Plena- Mindfulness


A meditação baseada na atenção plena- Mindfulness ganhou popularidade nos últimos anos, mas a verdade é que ela existe há milhares de anos. Ela não é uma religião e sim uma ferramenta/ método de treinamento mental e que pode ser realizada também através de meditações formais ou informais, mas não somente através delas. Para cultivar verdadeiramente a atenção plena, precisamos voltar a integrar por inteiro com nosso corpo.


O professor e doutor Jon Kabat-zinn deixou um legado estruturando um programa de Mindfulness para redução de estresse. Segundo o Kabat-zinn Mindfulness é prestar atenção de um jeito específico: de propósito, no momento presente e sem julgar.

Vivemos em um piloto automático, no qual somos exigidas constantemente, também somos exigentes conosco e por vezes com pessoas que amamos. Nós acordamos, trabalhamos e/ou estudamos e dormimos, para as que são mamães, cuidadoras, e esposas esta demanda apesar de prazerosa também tem uma relevância e a vida vai girando cada vez mais rápido e não percebemos que este ciclo vai se repetindo, dia após dia.


A meditação não irá deixar sua mente em um estado de passidade, também não irá te transformar em uma empresária super bem sucedida, muito menos te transformar em Buda.


A prática te auxiliará a cultivar uma consciência profuda e compassiva. Isto porque as áreas do cérebro associadas às emoções positivas, como felicidade, empatia e compaixão se tornam mais fortes e ativas quando pessoas meditam.



No longo prazo a meditação também auxilia a encorajando a tratar a si mesmo e ao próximo com compaixão. Além disso ela aumenta a resiliência, reduz sintomas ansiosos, reduz as chances de recaída em novos episódios depressivos, aumenta sua satisfação com seu corpo e melhora sua atenção.


Quer conhecer o Mindfulness Funcional? O método que utiliza fontes como terapias comportamentais contextuais que auxiliam no processo de flexibilidade cognitiva, relações de psicanálise analítica funcional. Entre em contato!



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mudar