Buscar
  • Viviane Lopes

Benefícios do exercício na menopausa


A partir dos 30 anos, a produção de hormônios nos ovários começa a diminuir. Essa produção fica ainda mais lenta quando você chega aos 40 anos. Você pode sentir flutuações hormonais até a menopausa. Em média, isso acontece por volta dos 50 anos.


O que muitas mulheres se queixam neste processo, são os sintomas e problemas que são desencadeados com essa oscilação hormonal. Exemplo: ondas de calor, depressão, estresse, ansiedade, distúrbios do sono, irritabilidade, osteoporose, doença cardiovascular.


As mulheres costumam se exercitar menos quando entram na menopausa. Isso pode agravar os sintomas e o ganho de peso. Com o metabolismo mais lento, aumenta a perda de massa muscular. O músculo queima mais calorias do que gordura. Quando você começa a perder massa muscular, diminui a queima de calorias e, consequentemente, aumenta a gordura no organismo.


A genética também influencia positivamente ou negativamente. Dependendo da sua composição genética, você está mais predisposto a ganhar e armazenar gordura.


Existem várias maneiras de controlar os sintomas da menopausa, desde terapias alternativas (como a acupuntura) até uma dieta saudável. No entanto, uma coisa simples que você pode fazer agora é se exercitar. O Conselho Americano de Exercícios afirma: "a boa notícia é que um programa regular de atividade física, pode ajudar a controlar muitos dos sintomas incômodos da menopausa e os problemas de saúde relacionados, como doenças cardíacas e osteoporose”.


Dados informam que, em muitos casos, a menopausa pode levar à depressão, ansiedade e estresse. Está comprovado que a prática de exercícios ajuda a reduzir o estresse e a melhorar o humor. É fundamental na manutenção do peso saudável e no aumento da massa óssea.


Pesquisas comprovam que os exercícios aumentam os níveis de estrogênio, o que pode diminuir a gravidade das ondas de calor. O treinamento de força (aumenta o metabolismo e a queima de gordura corporal) e atividades de impacto (como caminhar ou correr) podem ajudar a fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose. Essa prática saudável, reduz o risco de hipertensão, ataques cardíacos e de AVC (acidente vascular cerebral).


Você não precisa treinar como um fisiculturista para obter os benefícios. Não precisa ir para uma academia caso não goste. Mas, é necessário desafiar seu corpo e seus músculos. Você pode querer começar com um personal trainer, chamar os amigos ou se exercitar em casa.


Não importa, comprometa-se AGORA a se tornar mais ativo. Movimente-se mais ao longo do dia, envolva sua família, ofereça mais qualidade a sua vida. Assumir o controle de sua saúde é uma forma de tornar a menopausa uma experiência mais agradável.



Nunca é tarde para começar. Comece devagar. Com o tempo você verá os resultados. Ande, pedale, desfrute dos exercícios aquáticos. Leve seu cachorro para passear.


Faça o que você gosta, o que te estimula, o que te dá prazer. É aí que está o segredo.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mudar