Buscar
  • Viviane Lopes

Benefícios da atividade física para o nosso corpo

O exercício reduz nossa frequência cardíaca. O coração é um músculo. O exercício aeróbico regular fortalece esse músculo, de modo que o coração bombeia o sangue com mais eficiência, bombeando mais sangue a cada batida. Como o coração exercitado é mais eficiente, ele transfere mais oxigênio para as células do corpo com mais facilidade. Isso pode prolongar sua vida por vários anos. O exercício reduz o risco de doenças cardíacas. Ele reduz a coagulação no sangue, consequentemente, o risco de doenças cardíacas. Pessoas sedentárias têm o dobro de risco de desenvolver doenças cardíacas. A prática constante de atividade física só nos traz benefícios. Diminui o risco de acidente vascular cerebral, pressão alta, câncer de cólon e ajuda a regular o sistema digestivo.

O exercício promove ossos fortes e saudáveis. Aumenta a circulação e o fluxo de nutrientes para os ossos, reduzindo o risco de fraturas e osteoporose. Fortalece o sistema circulatório e os pulmões, melhora o tom da pele e ajuda a manter a pele mais elástica. Acelera o metabolismo do corpo, aumentando a queima calórica, eliminando toxina, essencial para a perda e manutenção do peso saudável. O exercício controla o açúcar no sangue e o colesterol. Ajuda a manter os níveis de glicose do corpo, fundamental para tratamento de diabéticos ou pessoas com risco de diabetes. Também aumenta a proporção entre o colesterol bom (HDL) e o colesterol ruim (LDL) e reduz os triglicerídeos. Ao aumentar o nível de endorfinas, analgésicos naturais do corpo, os exercícios podem ajudar a aliviar a dor, como os sintomas da TPM e as cólicas menstruais. Ao respirar profundamente durante a atividade física, aumenta-se a taxa de oxigênio no sangue levando ao relaxamento do útero.

O exercício controla o estresse físico e emocional e melhora sua capacidade intelectual. Também podem aliviar crises de ansiedade ou depressão. Além de ocupar a mente e aumentar sua produtividade, revigora e traz mais concentração, importante para encarar o dia a dia.

Os exercícios de alongamento relaxam, promovem flexibilidade, saúde muscular, reduzindo dores nas costas, pernas e articulações. Além de você ter mais qualidade de vida, o exercício contínuo, retarda o envelhecimento e prolonga a independência do idoso.

A prática de atividades físicas, fortalece o sistema imunológico e regula o sistema de resíduos do seu corpo. Temos menos probabilidade de ficar doentes quando fazemos exercícios regularmente. A atividade diária alivia a constipação, melhora o sistema digestivo, aumenta a transpiração e reduz o inchaço. Além disso, interfere positivamente na qualidade do sono, o que te dá mais energia. Como seus músculos estão menos tensos, você relaxa com mais facilidade à noite, adormecendo mais rapidamente e profundamente. Consequentemente, acorda mais disposto, revigorado e energizado. A saúde melhora e nos dá uma sensação geral de bem-estar, nos permitindo ser mais felizes e otimistas. Aumenta nossa autoconfiança, melhora nossa força, resistência, flexibilidade e aparência. Permite o autocontrole do nosso corpo.



14 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Mudar