Buscar
  • Mariam Abed Ali

Alimento

Atualizado: 27 de abr. de 2021


alimento


substantivo masculino

  1. 1.

toda substância digerível que sirva para alimentar ou nutrir.

"a carne é um bom a."

  1. 2.

FIGURADO (SENTIDO)•FIGURADAMENTE

o que mantém, sustenta.

Certa época, minha irmã teve um carro que já apresentava alguns problemas, porém conseguia cumprir sua função: nos locomover para destinos mais distantes. Em um dos trajetos, o carro começou a apresentar problemas. Investigações feitas, descobrimos que, além dos resquícios ruins, a gasolina em um dos postos de abastecimento, não era de tanta confiança e boa qualidade quanto se vendia. A “solução” para esse carro foi basicamente aposentá-lo.

Com a gente, não é tão diferente. É necessário alimentar o corpo, a mente e alma com bons aspectos para que, como um todo, possamos funcionar em alta performance. E isso não significa não ter baixos na vida, ok? Então focar em comida de qualidade (isso não significa pagar mais caro, mas saber fazer escolhas), exercício físico que o seu corpo se adapte e consiga executar, criar hábitos de fazer yoga, meditação, transcendendo na sua saúde espiritual e isso tudo na mental, podem sim te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida.

No meu aprendizado, tive essa experiência e continuo vivenciando, uma peça encaixa na outra. Uma vez, a minha atual ginecologista em minha primeira consulta, me disse “Como não odiar a segunda-feira, se aos domingos você só come besteira o dia inteiro? Como você vai conseguir ter uma boa noite de sono se não tira um tempo do seu dia para se dedicar aos seus sentimentos?”. Realmente, eu começava a existir lá para a quarta-feira e aí que tudo ficava meio atrasado: eu não me concentrava no trabalho, não conseguia fazer atividade física e muito menos me dedicar a leitura, fora que meu sono era turbulento e vivia em constantes batimentos cardíacos arrítmicos e acelerados durante a madrugada. Calma... Tudo tem equilíbrio desde que a exceção não vire regra. A realidade é que precisamos quebrar essa crença de “dieta perrengue/auto compensação alimentar/ que saco viver uma vida se privando” e substituir por “EU PRECISO FAZER O QUE PRECISA SER FEITO PARA CONQUISTAR MAIS QUALIDADE DE VIDA”.

Eu vivia tendo crises da endometriose e esclerose múltipla. Não tá escrito o quanto ganhei qualidade de vida e ainda tirei 15kg de peso dos joelhos, coluna e ganhei resistência e energia. Volto a reforçar: equilíbrio é tudo, tá? No começo do meu tratamento eu não comia nada fora do plano alimentar montado conforme as minhas necessidades. Hoje, posso comer de vez em quando fora do plano alimentar porque recuperei boa parte da minha saúde. Aos poucos você aprende a ouvir teu corpo e o que ele vai aceitar melhor ou não.

Se exercito o meu corpo, minha mente e meu físico se sentem mais preparados para o dia. Se faço meditação, meu sono se tranquiliza. Se usufruo de alimentos que façam bem para o meu organismo, eu tenho ganho de energia e menos falhas na minha imunidade e saúde.



Na verdade, é um ciclo e nem sempre segue nessa ordem. Lembrem-se de que todos os dias você precisa dedicar um tempinho para cada parte sua e assim, ter um resultado diário de melhor aproveitamento dessa em totalidade da sua máquina humana extraordinária. Não é se cobrar e sim adotar isso tudo como um estilo de vida e não como uma fase.

A rotina faz parte da vida e isso significa sempre reservar um tempo para cada tarefa pessoal e profissional, podendo fazer coisas diferentes, mas que possam contribuir de maneira positiva para os seus objetivos. Nutrir-se é alimentar-se de boas energias, bons hábitos e se rodear de boas pessoas. Isso te sustenta a cada dia!

Aqui na Mezcla Mulher, a @trainer.viv vai deixar um texto fresquinho amanhã sobre atividade física e como vai além de cuidar do corpo e quem tiver curiosidade, @gabi_basanez formanda em nutrição, entrevistada pela MM, falou um pouco sobre sua relação com a nutrição.

Para finalizar: O conjunto das escolhas é o que te fazem alcançar mais qualidade de vida <3 Invista em você.

Aquele abraço e até quinta;



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Mudar